segunda-feira, 17 de agosto de 2009

. . . Mercedes-Benz Classe A 190 . . .

Mercedes-Benz lança o Classe A 190 Avantgarde e completa a família do modelo no Brasil.


• Nova versão traz mais esportividade à família do Classe A

• Linha Elegance e Classic 2003 oferecem ainda mais conforto

• Classe A e automóveis importados da marca têm dois anos de garantia

A família do Mercedes-Benz Classe A agora está completa. A nova versão Avantgarde chega para oferecer um toque a mais de esportividade ao automóvel. Além do novo integrante, as linhas Elegance e Classic do Classe A 2003 também trazem novidades que melhoraram ainda mais o conforto, a sofisticação e a relação custo-benefício do modelo.

Desde seu lançamento no Brasil, em 1999, o Classe A vem ditando tendências e se transformando em uma referência de segurança, inovação e modernidade. Com alto padrão de qualidade e recursos que representam uma revolução em tecnologia, o Classe A vem conquistando os consumidores brasileiros, que demonstram um índice de satisfação de 97% nas pesquisas realizadas entre os clientes da marca.

Também segundo pesquisas realizadas pela empresa, o Classe A é o carro nacional mais recomendado por outros consumidores, além de ser considerado uma das compras mais inteligentes da atualidade.

A linha 2003 do Classe A continua oferecendo a tecnologia de ponta característica dos automóveis da marca Mercedes-Benz, e a lista mais completa de equipamentos de série disponível para um automóvel nacional, o que faz com que o modelo obtenha a melhor relação custo-benefício do mercado.

O Classe A 2003 também é o único automóvel nacional a disponibilizar aos clientes três tipos de câmbio - mecânico, semi-automático ou automático seqüencial de cinco velocidades - e duas motorizações.

Além do pacote completo de equipamentos, o Classe A 2003 tem uma taxa de seguro cerca de 50% menor que seus concorrentes diretos do mercado. Isso acontece por causa da facilidade de manutenção, da confiabilidade do produto e dos equipamentos

Classe A 190 Avantgarde 2003: mais esportividade

A grande novidade da linha 2003 do Classe A é a chegada da versão Avantgarde do modelo, que veio para juntar-se às linhas Elegance e Classic. A nova versão vem com um pacote de equipamentos ainda mais completo e diferenciado para atender aos clientes que buscam no modelo um toque extra de esportividade.

O novo Classe A 190 Avantgarde traz, além do motor de 125 cavalos de potência, uma série de equipamentos exclusivos, que realçam o design ousado do modelo e combinam com o desempenho vigoroso do motor e a agilidade do câmbio mecânico.

Sofisticação e ousadia por fora










Quando se olha pela primeira vez o Classe A 190 Avantgarde logo chama a atenção o novo desenho das rodas de liga-leve aro 15" com cinco furos. Outra exclusividade da nova versão é a ponteira cromada do escapamento e as lanternas, que têm as luzes de ré e de indicação de direção na cor fume. Para completar o visual esportivo do Classe A 190 Avantgarde, duas cores estão disponíveis para o modelo: o Preto Formal é a opção de cor sólida, enquanto que o Prata Brilhante é a opção de cor metálica.

Conforto e requinte por dentro

As novidades do Classe A 190 Avantgarde continuam no interior do modelo. A começar pelo quadro de instrumentos do painel com fundo branco, que reforça a esportividade e o dinamismo do modelo.

Para aumentar ainda mais o conforto e a dirigibilidade, o Classe A Avantgarde vem equipado de série com regulagem de altura para o volante. Completam o pacote de equipamentos e acessórios da versão esportiva do Classe A a nova padronagem de tecido dos bancos e o Tempomat/Speedtronic, também disponíveis de série, desde o ano passado, para o Classe A 190 Elegance.

Tempomat: conforto extra na estrada também para o Classe A com câmbio mecânico

A alavanca do Tempomat/Speedtronic, localizada ao lado esquerdo do volante, acima da alavanca das setas de direção, tem dupla função: piloto automático e limitador variável de velocidade. Por meio do piloto automático Tempomat, o motorista pode manter constante a velocidade de sua preferência. Isso proporciona mais conforto principalmente durante longos percursos, dispensando o uso do pedal do acelerador.

Para ativar o sistema é necessário que o automóvel esteja em movimento, a velocidades superiores a 40Km/h e com o Speedtronic desativado. Assim, basta movimentar a alavanca de acionamento para cima ou para baixo que o Tempomat entrará em funcionamento, dispensando a função de aceleração com o pé.

Para memorizar a velocidade desejada basta o condutor movimentar a alavanca de acionamento em direção ao volante. Para ganhar velocidade sem alterar a memória basta acelerar. Ao tirar o pé do acelerador, o automóvel retorna à velocidade memorizada.

Já para desativar o sistema é necessário movimentar a alavanca de acionamento em direção ao painel ou simplesmente pisar no pedal do freio e para retornar ao funcionamento é só movimentar a alavanca para cima, ou acionar a memória movimentando a alavanca e direção ao volante. Fazendo isso, o veículo vai acelerar automaticamente até a velocidade memorizada anteriormente.

Speedtronic: mais segurança na cidade e na estrada

O limitador variável de velocidade desenvolvido pela DaimlerChrysler é chamado Speedtronic. Esse recurso possibilita ao motorista escolher a velocidade máxima livremente. Para isso, só precisa acionar o comando "Limit" na alavanca junto ao volante e memorizar o valor limite em km/h. A partir deste momento o sistema eletrônico faz com que essa velocidade seja sempre mantida.

Para ativar o sistema basta um simples toque de profundidade na alavanca de acionamento. Um sinal luminoso no painel e na própria alavanca indica que o sistema está ligado. O movimento da alavanca de acionamento coloca o Speedtronic em funcionamento, limitando a velocidade de 30Km/h até a velocidade máxima do automóvel.

Para aumentar o limite de velocidade basta movimentar a alavanca para cima; para diminuir é só proceder ao contrário. A cada operação, a velocidade aumenta ou diminui 10Km/h. Para elevar a velocidade de 1 em 1Km/h é preciso movimentar a alavanca em direção ao volante. A velocidade selecionada será indicada no painel.

Para desativar momentaneamente o sistema é só movimentar a alavanca de acionamento em direção ao painel. Ao movimentar-se a alavanca para cima, o funcionamento do sistema retorna.
Para desativar totalmente o Speedtronic é necessário outro toque na alavanca de funcionamento no sentido da profundidade. Vale destacar que não é possível utilizar ao mesmo tempo o Speedtronic e o Tempomat.

O Classe A 2003 continua sendo o único automóvel nacional a vir equipado com um sistema desse tipo.

Motor moderno e câmbio manual de cinco marchas

O Classe A 190 Avantgarde está disponível com um motor capaz de gerar 125 cavalos de potência. Com esta motorização e a transmissão mecânica, que oferece ao condutor controle total sobre a performance do carro, o novo Avantgarde mostra força e agilidade para atingir os 190 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9,4 segundos.

O modelo conta com uma excelente relação peso x potência, de 8,7 kg/cv, que o torna um dos mais rápidos de seu segmento, com um desempenho comparável ao de modelos equipados com motorizações maiores. A média de consumo para o Classe A 190 Avantgarde é de 16,7 km/litro rodando a 90 km/h, obtido em condições ideais conforme normas européias.

Classe A 190 Elegance 2003: conforto e sofisticação

A linha 2003 do Classe A 190 Elegance oferece mais conforto e requinte. A nova versão do modelo passa a contar em seu interior com o apoio de braço para o banco do motorista e vidro degradê, além de uma lista completa de equipamentos que inclui, assim como na versão Avantgarde, o Tempomat/Speedtronic.


Na parte exterior do carro, o Classe A 190 Elegance chega com a grade do radiador na cor prata brilhante. Já na versão Avantgarde a grade tem a mesma cor da carroceria do automóvel, enquanto que no Classe A Classic a grade é preta.

A versão Elegance 2003 do Classe A pode vir nas cores metálicas Prata Brilhante, Verde Andradita, Azul Azurita, Negro Esmeralda ou o Cinza Meteoro. O Branco Andino e o Preto Formal são as opções de tons sólidos.

Câmbio automático

O Classe A 190 Elegance 2003 continua sendo o único automóvel do mercado a vir equipado com câmbio automático seqüencial de cinco marchas. Com esse câmbio, as marchas podem ser trocadas automaticamente ou conforme o desejo do motorista, com apenas um toque na alavanca. Além da trilha, com as tradicionais posições P - R - N - D, na posição D, a alavanca pode ser deslocada para direita e para a esquerda, entre os sinais de + e -, selecionando as marchas uma a uma.

Essa transmissão agrega ainda as funções S (Standard, que é a sua programação original) e W (Winter), que podem ser selecionadas através de um botão localizado ao lado da alavanca do câmbio. Quando se aciona a função W, a programação é alterada, com o câmbio passando a trocar as marchas com menor espaço de tempo do que na função S, diminuindo a força nas rodas e evitando que estas patinem.

Com tecnologia derivada dos carros da equipe McLaren-Mercedes de Fórmula 1, sua construção é leve e compacta. O sistema também é capaz de analisar e memorizar a forma de dirigir do motorista, passando a realizar as trocas de acordo com o estilo de condução.

A melhor relação custo-benefício do mercado

O Classe A 160 Classic 2003 passa a incorporar, assim como o Elegance, o vidro degradê, que vem somar-se a já extensa lista de equipamentos de série do modelo. Com o novo equipamento, o Classic 2003 consolida sua imagem no mercado, melhorando ainda mais sua relação custo-benefício.

A versão Classic 2003 do Classe A pode vir equipada com câmbio mecânico ou semi-automático, que dispensa o uso do pedal da embreagem para a realização das trocas de marchas. Sob o capô, o Classe A 160 Classic traz um motor capaz de desenvolver 102 cavalos de potência. Com essa motorização, o A 160 chega aos 180 km/h de velocidade e vai de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos. A média de consumo para a Classe A 160 é de 17,5 km/l.

Garantia de dois anos para os automóveis novos da Mercedes-Benz

Desde o início deste ano todos os automóveis novos da Mercedes-Benz, ou seja, o Classe A e os importados, passaram a ter dois anos de garantia, sem limite de quilometragem. A medida, que amplia em um ano a garantia anterior e mostra a confiança da DaimlerChrysler do Brasil na qualidade de seus produtos, faz com que o Classe A 2003 tenha uma vantagem ainda maior em relação à concorrência, deixando a nova linha ainda mais atraente aos consumidores.

Tecnologia de ponta, em todas as versões

Não é só pelo design ousado que o Classe A é reconhecido. Sua tecnologia estabeleceu novos referenciais de mercado e essa virtude do modelo está diretamente relacionada ao projeto revolucionário, com o duplo chassi e o motor Silitec, e a extensa lista de equipamentos de série, com inovações totalmente indisponíveis em outros carros nacionais.


Essas inovações incluem o exclusivo Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), o Brake Assist (BAS), os freios com ABS e EBD, o controle de tração ASR, o duplo air-bag, os cintos de segurança com tensionadores e limitadores de força, a direção hidráulica eletrônica, o câmbio semi-automático (AKS), a transmissão automática seqüencial, com tecnologia dos carros da equipe McLaren-Mercedes de Fórmula 1, o piloto automático, o limitador de velocidade, o acelerador sem cabo (drive-by-wire) e o gerenciador eletrônico de revisões ASSYST, para ficar só entre os principais recursos.

Graças à tecnologia que possui, o Classe A é um dos carros mais seguros do mundo. Sua construção e os inúmeros recursos de segurança ativa e passiva o tornam um veículo que dificilmente se envolve em acidentes e, se isso ocorrer, os danos tendem a ser mínimos. Seus pára-choques e pára-lamas de polímero flexíveis, por exemplo, resistem a pequenos choques e, se necessário, são fáceis de reparar.

A tecnologia é uma aliada também no controle da manutenção. As revisões são controladas pelo sistema ASSYST, que avisa a época de visitar a oficina. E as eventuais falhas no funcionamento do carro são identificadas pelo sistema Star Diagnosis, o qual localiza o problema e informa como corrigi-lo, evitando falhas humanas no diagnóstico. Como resultado o Classe A é um carro valorizado pelo consumidor e alcança um ótimo preço de revenda no mercado.

Grande por dentro, compacto por fora

À primeira vista, o que mais impressiona no Classe A é o seu conceito inovador. Monovolume por definição, o modelo oferece um grande espaço interno em contraste com as dimensões compactas de sua carroceria.

Para conseguir esse espaço e conforto, o Classe A foi construída com um chassi duplo, de camadas sobrepostas, o que possibilitou a instalação inclinada do motor e da caixa de marchas na dianteira, ocupando menos espaço. Mas o chamado "chassi inteligente", não trouxe só esse ganho para o projeto.

Graças a ele, o Classe A oferece maior segurança aos passageiros porque, em caso de batidas frontais violentas, o motor e a caixa de câmbio deslocam-se para debaixo do carro sem invadir o habitáculo e, além disso, em choques laterais, o piso elevado mantém os ocupantes fora da área de colisão com os outros veículos.

Outro destaque do Classe A é o caráter funcional de seu interior. Com a posição de dirigir elevada, o motorista consegue ter uma visibilidade privilegiada do trânsito, facilitando ainda mais a condução do automóvel. Todos os instrumentos estão à mão e o acesso ao interior é facilitado pela ampla abertura das portas, inclusive para os ocupantes do banco traseiro.

Tecnologia a serviço da segurança

A segurança é um capítulo à parte quando se fala de Classe A. Trata-se do primeiro automóvel fabricado no Brasil com sistema ativo de segurança que incorpora freios anti-travamento (ABS), sistema eletrônico de distribuição de frenagem (EBD), sistema auxiliar de freios (BAS), controle de tração (ASR) e programa eletrônico de estabilidade (ESP). Todos equipamentos de série, porque, para a Mercedes-Benz, segurança não é um item opcional.

Além de todos os sistemas para segurança ativa - ESP, ABS, EBD, BAS e ASR - , que ajudam a evitar acidentes, o Classe A conta também com um invejável pacote de segurança passiva. O modelo possui, de série, air-bags para motorista e passageiro da frente, apoios de cabeça para os cinco ocupantes e cintos de segurança de três pontos com pré-tensionadores para os passageiros da frente e de trás, nas laterais.

Eletrônica reduz tempo e custo de manutenção

O Mercedes-Benz Classe A prova que um automóvel tecnologicamente avançado e sofisticado não é necessariamente um carro com altos custos de manutenção. Desde a tarefa mais simples, como a troca de óleo, até o serviço mais complexo, como uma pane de um sistema importante, a Classe A registra e avisa o motorista, tornando o reparo mais fácil e barato.


O avançado sistema ASSYST é o primeiro aliado do motorista quando o assunto é economia. Esse sistema monitora todas as funções do motor e avalia a necessidade da manutenção. O ASSYST trabalha com vários sensores espalhados pelo motor, conferindo a temperatura da água, a qualidade do óleo e até o número de partidas dadas pelo motorista. Assim, ele pode avisar a época correta da parada para a manutenção.

Star Diagnosis

A economia não pára por aí, porém. Um computador registra todas as informações de funcionamento de todos os sistemas da Classe A o que o torna um veículo muito simples de ser revisado e, em caso de alguma falha, de ser consertado. Esse computador conectado a um outro aparelho em uma oficina Mercedes-Benz informa todo o histórico do carro, como se fosse uma "caixa-preta".

O Star Diagnosis, esse aparelho exclusivo das revendas da marca, "conversa" com o carro e é capaz de localizar qualquer anomalia em seu funcionamento. Achado o defeito, o computador orienta o mecânico a fazer o conserto, indicando o tipo de falha, a solução e até que ferramenta usar.

O Star Diagnosis evita os erros humanos no diagnóstico do problema, o que, para o proprietário do veículo é muito bom. Graças a ele, o carro fica menos tempo na oficina e, conseqüentemente, o serviço sai mais barato.
P.S. . . . PENSE NUMA SUPER MÁQUINA ! ! ! POIS ENTÃO . . . AGORA PENSE NUM CLASSE A ! ! ! TUDO IGUAL . . .

2 comentários:

  1. Ola eu Geraldo comprei um classe a elegançe a tres meses e compreendi que ele e um carro super economeco nao tenho duvidas do que estou falando porqunto resolvi compralo por que soube que e uma maquina equilibrada tenho em maos uma maquina porquanto estou muito feliz com esse carro,meu vizinho falo pr mim que eu era louco portrocar de carro eu tinha uma meriva mais enfelizmente fui surprendido por outro carro fique descontente com o carro por ter batido frente e traseira e um otimo carro mais quando comprei o classe A nao tem outro igual minha esposa nem se fala ém trocar de carro sou osegundo dono Classe 2001m2002 elegance e tudo de bom pena que sai de linha do mercado mais nao saiu das estradas quando faço viagens encontro com vario fico feliz com isso sou mais um classe a na vida do classe A adorei

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  2. Em Franca existe alguma oficina especializada em Mercedes ?
    Estou comorando um A190 manual..esta precisando trocar cambio. Pois está raspando na 1a marcha e faz um barulho de algo quebrado deve ser o coxin. Será q terei de ir em Ribeirão? Esse diagnoses so tem na Mercedes?
    Grata

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